A Tertúlia tem como objectivo principal:

a) promover acções de carácter humanitário, de ajuda a Radioamadores que dela necessitem e de colaboração na prevenção e combate a sinistros;

b) promover a aproximação entre Radioamadores dos diversos quadrantes.

(Artº Quarto dos Estatutos)


.

.

Cada modo na sua faixa = utilizar bem as frequências

A utilização das bandas de amador faz-se no cumprimento do DL nº 53/2009 e dos normativos emitidos pela Anacom em consonância com o Plano de Bandas da IARU.
Algumas vezes por desconhecimento, outras dificuldade na obtenção da informação, assistimos à utilização de modos de transmissão em faixas de frequência destinadas a outros modos o que cria situações de constrangimento e incómodos desnecessários para os utilizadores.
Se cada modo de transmissão tem uma faixa específica e se tivermos atenção nada custa utilizar a faixa destinada a esse modo, não prejudicando os demais utilizadores das bandas e, assim, contribuiremos para uma utilização mais ordeira das frequências, que são de todos!
Para facilitar a leitura do Plano de Bandas HF da IARU-Região 1 (http://iaru-r1.org/index.php?option=com_content&view=article&id=175&Itemid=127) publicamos um arranjo gráfico de fácil leitura que, depois de impresso, será um bom auxiliar do operador.

 

Sem comentários: