.

.

Comunicações em ELF 82 Hz

Não, não esqueci nada ao escrever "82 Hz"... é mesmo isso: comprimento de onda de 3658536.5 Metros! É uma banda utilizada pelo sistema de comunicações dos submarinos.
Se lhe interessa (?!?) leia esta excelente artigo, de Trond Jacobsen em http://www.vlf.it/zevs/zevs.htm, sobre o ZEVS, o sistema de transmissões em 82 Hz-ELF da marinha russa.
ZEVS é uma instalação da Marinha russa para transmitir mensagens para submarinos submersos em águas profundas usando ondas ELF. O transmissor está localizado perto de Murmansk na península de Kola . Como ZEVS funciona em 82 Hertz, que pode ser usado apenas para transmissões muito rudimentares e devido à sua baixa frequência as técnicas utilizadas por ZEVS são bastante diferentes da dos transmissores padrão.
A antena utilizada por ZEVS é um "dipolo enterrado". Isto é simplesmente uma disposição de dois eléctrodos largamente separadas, através do qual a corrente de transmissão é colocada no chão.
Como ZEVS é um local de grande importância estratégica, quase nenhuma informação oficial da instalação estão disponíveis. Quase todas as informações a seguir foram obtidas com imagens de satélite, o que pode ser visto no Wikimap.
A potência de transmissão, do transmissor ZEVS, pode ser entre 10 MW e 14 MW, tornando-o o transmissor mais poderoso da Europa.
Os eletrodos são fios, correndo em direção Leste-Oeste, que são colocados logo abaixo da superfície. A linha de alimentação de outro eléctrodo bipolar solo se transforma a partir das estações em direção sudoeste e correndo para o norte. 

Devido à dificuldade técnica de construção de um transmissor ELF, os EUA, a Rússia e a Índia são os únicos países (que se saiba...)  terem construído sistemas de comunicação ELF. 
Até ao seu desmantelamento, no final de setembro de 2004, a marinha americana, tinha um sistema semelhante, chamado Projecto ELF (76 Hz), que consistia em duas antenas, localizadas em Clam Lake , Wisconsin.


Se quer saber mais, procure na Web, por Zevs ou Project ELF / Sanguine.
Se tem dificuldade no inglês pode sempre usar um tradutor automático, p.ex. do Google. Vale a pena!

Sem comentários: