.

.

Operar na Europa: Pode? Onde? Como? Cuidados!

A Radio Society da Grã-Bretanha lembra os radioamadores UK para terem cuidado ao operar no exterior sob a licença CEPT T/R 61-01.
Alguns países têm regras específicas, como de proibir operações de radioamador em determinadas áreas, por exemplo a tantos quilómetros de qualquer instalação militar. Pode valer a pena entrar em contato com a sociedade nacional do país de acolhimento antes de viajar e perguntar se os seus planos vão quebrar as regras locais. 
É recomendável que leve uma cópia completa de sua licença traduzida na língua local e que você tenha um ponto local de contacto (radioamador local, por ex.) em caso de dificuldades durante a sua estadia.
 
Esta recomendação, obviamente, também nos serve a nós!
Outro aspeto a ter em conta é onde pode emitir, a coberto da sua licença CEPT de acordo com a categoria da sua licença...

Os mapas abaixo (da autoria de PC5E, 2010) mostram os países onde você transmitir a coberto da sua licença CEPT e o prefixo do país. Veja os mapas abaixo.
Você pode usar a sua licença CEPT nos países indicados a cores. Não pode usar nos países a branco.
Como você pode ver, uma licença class A cobrirá quase toda a Europa, uma licença Novice (class B) é muito mais limitada.
Se você é um radioamador mais recente, informe-se primeiro (na ANACOM) se não quiser ter problemas com a autoridade nacional ou as autoridades locais.
Europe CEPT F license Licença CEPT class A
Europe CEPT N license Licença Novice / class B
Spreadsheet screenshotMapa discriminado
    N.B.: Estes mapas são de 2010, informe-se das atualizações.

Sem comentários: