.

.

Curso de Radioastronomia online


A NASA disponibiliza na sua página, gratuitamente, um Curso de Radioastronomia.
Citando a NASA:

"Breve história da astronomia de rádio e o surgimento de radiotelescópios: sabe a evolução histórica desta fascinante disciplina e como um rádio telescópio.
Propriedades de radiação eletromagnética : Saiba o que é essa radiação, elabora sobre a frequência e comprimento de onda e a lei quadrática inversa da propagação.
Mecanismos de emissões eletromagnéticas: sabe como estas emissões são produzidas e qual. Radiação térmicos, não térmicos, pretos corpos, emissão contínua de gás ionizado de linhas espectrais de átomos e moléculas...
Efeitos ambientais: nesta seção, você aprenderá as diferentes variáveis sobre os meios de comunicação através do qual passa a radiação e como afetam as partículas/ondas que atingem o telescópio.
Efeito de movimento e gravidade: qual é o efeito Doppler na freqüência de ondas de partículas/recebido, a importância da mudança de rumo do espectro vermelho e azul, os efeitos da gravidade sobre a radiação eletromagnética, propagação de luz e dissimulação. Você sabe estes conceitos nesta seção.
Fontes de emissões de rádio freqüência: saber quais são as diferentes fontes de emissões. Estrelas, astros, pulsares..."

Tradução automática aqui

Sem comentários: