.

.
Caros colegas,
Como já devem saber a França inscreveu na agenda da reunião da CEPT, em Praga de 17-21 de Junho p.f., uma proposta (em anexo) para incluir a faixa de 144-146 MHz na ordem de trabalhos com vista à sua atribuição, com estatuto primário, ao serviço aeronáutico.
Dada a escassez do espetro e havendo muitos interessados, se este processo avança sem contestação os restantes países vão aplaudir e abrir as mãos porque a utilização destas faixas rende milhões às autoridades nacionais!
Então que fazer? Ficamos, serenamente, a aguardar o desenrolar dos acontecimentos? A ver discutir o destino de uma banda que é nossa? Não irão dizer que não a usamos, como já ouvimos acerca dos 432 MHz?
Muitos de nós acham que não... e já está em andamento um movimento no Facebook a apelar aos radioamadores para que dêm um sinal de que não aceitaremos pacificamente que nos tirem a faixa dos 144-146 MHz.
Se terá sucesso ou não, não sabemos... mas se não fizermos nada, aí sim, o mais provável é que nos retirem a banda.
A IARU e a EURAO informaram que vão estar presentes e serão a nossa (única) voz, mas os interesses financeiros cantam muito alto... e se não houver contestação de quem vota, ficará tudo mais fácil.
Também, em Espanha, França, UK, Bélgica, Itália e Roménia estão a ser convidados os radioamadores para irem à banda dos 2 metros, no próximo sábado, entre as 20:00 e as 21:00h UTC (2100-2200 em CT) e fazer chamadas e eventuais Qso’s nos repetidores e nas frequências diretas, como forma de marcar presença/posse.
Este movimento não tem dono, não partiu de nenhuma associação: - é de Radioamadores!
Apelo, assim, se concordarem que divulguem o folheto anexo ao maior número possível de radioamadores para que no próximo sábado afirmemos que a banda é nossa e que a queremos manter.

73 e obrigado de
José Machado – CT1BAT


Na agenda do encontro WRC23 há pontos que poderão ter impacto nas bandas de 144 MHz e 1240 MHz
A IARU R1 faz notar que foram submetidas duas propostas para discussão na Europa com potenciais implicações no espetro disponível para o serviço de amador. A manterem-se as propostas, estas serão futuros temas no encontro mundial WRC 2023
Esta proposta de discussão apresentada pela França, está baseada num "pedido" feito pela Thales, para que o segmento 144-146 seja alocado ao serviço móvel aeronáutico, ficando assim contiguo à faixa reservada a esse serviço.
Mas porquê?
A resposta a esta pergunta está na última parte do parágrafo anterior -> contiguo.
A Thales fornece uma boa parte (+/-80%) dos equipamentos e infraestrutura necessários ás comunicações, navegação e ajudas ao tráfego aéreo.
80% a nível mundial. Significa que poderá ter alguma influência na tomada de decisões ao nível nacional de cada país e por extrapolação a uma, ou várias regiões mundiais.
Além disso a Thales tem vindo a desenvolver estudos e software de gestão das comunicações que permitem uma partilha de espectro radioeléctrico de forma eficaz e eficiente.
Por último, porquê a faixa 144-146MHz?
Porque é mundialmente um segmento coordenado, comum às 3 regiões, e atribuído em estatuto primário ao Serviço de Amador e Amador por Satélite.
Na perspectiva de França, que pretende proteger um dos gigantes da indústria, e da Thales, torna-se mais fácil "expropriar" os Amadores desta banda do que procurar soluções alternativas em termos de faixas de frequências, que teriam igualmente que ser comuns às 3 regiões.
Por isso, aproveitem as Es, façam rádio, usem os repetidores, façam QSO's, sobretudo explorem o segmento destinado ao CW, SSB e modos digitais. Ocupar a banda significa que TODA a banda deve ser activada. Se utilizarmos apenas o segmento destinado a FM e repetidores, o principio da banda corre o risco de ser "caçado".
Portanto, amanhã sábado, não basta estar das 20 às 21h, temos que prolongar esta utilização pelo maior espaço de tempo possível.

Ver aqui a proposta que a França divulgou e que vai
apresentar no dia 17-21/06: https://8ccwuk.s.cld.pt


Agora, também os 6 metros?!?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Sem comentários: