.

.

Joseph Henry

Completam-se, hoje 17 de Dezembro, 138 anos sobre a morte física de Joseph
Joseph Henry
Henry
, nascido nos EUA em 1797 que foi um dos primeiros grandes cientistas norte-americanos. Henry descobriu vários fenómenos elétricos importantes, entre os quais a autoindução eletromagnética, fenómeno de grande importância em circuitos eletrónicos.
Em 1832 Henry notou, pela primeira vez, o fenómeno de autoindução e 3 anos depois, criou e construiu o primeiro motor elétrico.
Apesar de se considerar que 
Michael Faraday foi quem descobriu a indução eletromagnética, por ter publicado os seus resultados em 1831, Henry já havia observado o fenómeno um ano antes. No mesmo ano em que Faraday publicou os seus resultados sobre a indução eletromagnética, Henry construiu com sucesso um telégrafo que funcionava a uma distância de uma milha (1,6 quilómetros).
Ao longo das suas investigações na área da eletricidade e magnetismo, Henry descobriu as leis que regem o funcionamento do transformador de corrente elétrica e compreendeu que as correntes elétricas podiam ser induzidas à distância (percursoras do funcionamento do rádio).
De 1838 a 1846, Henry foi extremamente ativo nas suas investigações, não só em eletricidade e magnetismo, mas também noutras áreas da física. Por exemplo, publicou artigos sobre capilaridade e fosforescência . Em 1845, Henry utilizou um termogalvanómetro, um instrumento de deteção de calor, para mostrar que as manchas solares emitem menos radiação que o resto da superfície solar.
Escreveu também artigos sobre atomicidade e sobre a teoria dos imponderáveis. Publicou vários trabalhos sobre a aurora e sobre calor. Henry revelou, também, bastante interesse sobre o daltonismo, para além de ter feito investigações sobre propagação e deteção de luz e som. 


Em 1893, foi dado à unidade de indutância, o Henry (H).

Sem comentários: