.

.

EA: INDICATIVOS ESPECIAIS ATÉ 15 DE JULHO


Durante um mês, de 15 de Junho a 15 de Julho, os radioamadores espanhóis podem utilizar indicativos especiais, por motivo do décimo aniversário da EURAO-Organização Europeia de Radioamadores..
Os indicativos de chamada serão formados pelo prefixo AM (os EA), AN (os EB) ou AO (os EC), seguido do número 10 e do sufixo de cada operador.
Exemplo: o radioamador SAM, secretário-geral da Eurao, com o indicativo EA3CIW poderá usar o AM310CIW.
À EURAO desejamos que consigam os seus objetivos de uma verdadeira "Federação" dos radioamadores europeus! 
Por cá, estamos condenados a não nos entendermos...desde o tempo de César!

O RADIOAMADORISMO há 50 anos...

Era assim o Radioamadorismo português, há 50 anos, pela "voz" do Boletim da REP, a única associação de radioamadores permitida pelo regime.

Cinquenta anos depois o discurso é o mesmo: juntem-se às associações (hoje há muitas por onde escolher!) digam o que querem e disponham-se a ajudar a construir o Radioamadorismo que queremos!!


Exercício Simulado de Emergência

Como anunciado decorreu hoje, entre as 09:30 e as 10:30 UTC um exercício simulado de comunicações de emergência, na banda de 40 Metros, frequência de 7123 kHz.
Devido ao perfil orográfico da área a cobrir, procurámos estabelecer as comunicações em NVIS o que nos permite ligar qualquer ponto do país de dia (40 metros) ou de noite (80 metros).

Cada um dos envolvidos, começou por construir um simples dipolo (básicamente uma PL de chassis e dois pedaços de fio de 10,56 metros cada) que instalou a 4,20m de altura (centro) e, as pontas, a 59cm do solo.





A afinação (maior ou menor comprimento dos fios) 
e em altura (impedância e reatancia) varia em 
função da qualidade do solo, entre outros.








Os pontos, préviamente identificados distavam, entre si, de 18 a 45 Kms, as altitudes de 39 a 175m e o relevo de 300 a 450m.
Os gráficos reais (do Google Earth) ajudam a perceber a localização de TX/RX.
Ainda com fraca ionização da camada, com a frequência crítica pouco acima dos 7MHz e as frequências sobrelotadas, foram estabelecidas as comunicações com todos os participantes, sem dificuldades relevantes, com reportagens de 55 a 59 com 50Watt PEP. Reduzida a potência de emissão, para 20W e 10W, as reportagens registaram pouca ou nenhuma variação.



(ver o filme)









Exercício de Emergência


 Como previsto a Tertúlia vai realizar no próximo domingo um exercício de emergência entre vários pontos da zona centro do país e a cidade de Coimbra, em NVIS na banda dos 40 metros.

O objetivo é testar as condições de comunicação entre pontos ocultos por relevo acentuado, mais e menos próximos do emissor e a várias distâncias (ver gráfico).


O exercício decorrerá entre as 09:30 e as 10:30 UTC, sendo a chamada acompanhada da expressão "exercício simulado de emergência" pelo que se agradece o favor de não interferir.


Os resultados serão publicados neste mesmo sitio.

ACARADIO 2015

Conforme anunciado a Tertúlia participou no ACARADIO-2015, realizado em Coimbra, a convite do Departamento Nacional de Radioescutismo da FNA-Fraternidade de Nuno Álvares.
 Tivémos oportunidade de intervir sobre a TRGM e o papel dos radioamadores no apoio à comunidade em caso de emergência, as comunicações em NVIS e sobre o Transverter-70MHz.
 O SOTA e a Caça à Raposa foram outros temas abordados, por especialistas na matéria e, parece, que os montes vão estar mais povoados nos próximos tempos!

Foi uma extraordinária jornada de convívio e de partilha de conhecimentos e experiências entre radioamadores e escOUteiros, cujos objetivos e ideais de fraternidade andam (ao que nos pareceu...) muito próximos.

Field Day / Feira de Trocas da TRGM

Aconteceu ontem, domingo, o Dia de Campo da TRGM!


Uma jornada de convívio que vimos impulsionando, de há 8 anos a esta parte que, num dia de primaveril proporcionou uma boa oportunidade de convívio entre os radioamadores e seus familiares à volta mesa de piquenique, testar umas antenas e equipamentos e a, sempre, muito interessante troca de ideias sobre estas coisas do rádio.






Cedinho, instalam-se as antenas, cabos, as fontes de energia alternativa (gerador e acumuladores), monta-se a estação de rádio ... afinação, testes e ... tudo OK!






Às 11:00 partida para o primeiro exercício de teste das comunicações, de distância em 4 Metros (usando os transverter construidos pela Tertúlia do Ferro de Soldar) e comunicações em NVIS (em breve apresentaremos a prova!).
reparem na antena em posição favorável a NVIS

a equipa de estrada!


clique na imagem para ver o video

Pelas 13:00 tocou para o pequenique!



























seguido da, sempre muito apreciada, troca de ideias!



















Porque vieram de longe, não podemos deixar de assinalar a visita dos colegas João Carlos-CT2DJK (acima) e Sérgio-CT2JLS (ao lado) que registámos com muito prazer, A belíssima foto do Sérgio é de arquivo porque o fotógrafo já não estava lá!
Obrigado amigos, lá estaremos na próxima!







Até à Sardinhada da Tertúlia.