Este gesto, que não conseguimos concretizar em 2012, quiseram os Orgãos Sociais da TRGM, liderados pelo Presidente da Mesa da Assembleia-Geral Henrique de Sousa Teixeira-CT1ASP, que coincidisse com os 88 anos do Filipino que, igualmente, assinalámos.
Foi, há mais de meio século, no início da década de 60 que, Filipino Martins, um jovem com trinta e alguns anos, decidiu dar nome ao seu (então, pequeno) "grupo de amigos" amantes destas coisas da rádio fundando, assim, a TRGM. Como nos relatou, decidiu chamar-lhe "Tertúlia", à boa maneira de Coimbra e "Guglielmo Marconi" em homenagem ao criador da TSF.
Ao Filipino (que estava afastado da Tertúlia desde 1996) os Membros da Tertúlia, que quiseram marcar presença, fizeram questão de entregar a bandeira da "sua" Tertúlia, bem como o material de uso dos seus membros, o boné e o polo, com a sua identificação bordada e a sobrecarga de "Fundador". A assinalar a efeméride foi entregue a CT1MX uma placa comemorativa com a sua "foto-oficial" de Radioamador e uma frase, por si, proferida há muitos anos e que, pelo teor da mensagem, conserva a sua atualidade e merece lugar de destaque em qualquer estação de radioamador.
Algumas imagens do homenageado:
Filipino Martins junto do monumento que ostenta o seu nome como Fundador do ACC |
Sousa-CT1ASP, Presidente da MAG, a ler o discurso de homenagem sob o olhar atento do Filipino-CT1MX |
CT1MX a receber a placa comemorativa da mão do Presidente da MAG-CT1ASP |
CT1MX a receber o polo e o boné entregue pelo Presidente da Direção, Machado-CT1BAT |
César-CT2HWP, Presidente do CF, a entregar a bandeira da TRGM a CT1MX |
Filipino Martins-CT1MX no emocionado discurso! |
CT1MX, ao lado do Presidente da MAG-CT1ASP, a apagar "simbólicamente" 88 velas! |
Só nos resta acrescentar: Parabéns e Obrigado CT1MX!
Sem comentários:
Enviar um comentário