.

.

GUGLIELMO MARCONI




Faz hoje 139 anos que nasceu, na cidade de Bolonha em Itália, GUGLIELMO MARCONI (o patrono da nossa associação, Tertulia Radioamadoristica Guglielmo Marconi)).

Guglielmo Marconi , universalmente considerado o pai da TSF, nasceu de uma família rica, na próspera cidade de Bolonha, de pai italiano e mãe irlandesa. Estudou nas melhores escolas e desde menino demonstrou interesse pela ciência nos ramos da física e da eletricidade. Rapaz ainda, começou as suas experiências em laboratório com o seu pai - foi quando conseguiu enviar sinais pelo telégrafo sem fio, a uma distância de cerca de 4 km.

Numa ocasião, ao desembarcar com a mãe em Inglaterra, Marconi levava um transmissor na bagagem. Os funcionários da alfândega apreenderam o aparelho. Quando este foi devolvido, os inspetores disseram que haviam pensado tratar-se de uma bomba. Ao ouvir a explicação, a mãe de Marconi respondeu: "E é mesmo. Não do tipo que explode o mundo, mas ela vai derrubar todas as paredes".

Marconi, tinha apenas 23 anos de idade quando patenteou um sistema de telegrafia sem fios que lhe assegurou o monopólio das radiocomunicações e, mais tarde, o Prêmio Nobel da Física (1909).
Quando Marconi começou as suas experiências com transmissões, as ondas de rádio eram conhecidas como ondas hertzianas, por causa de Rudolf Heinrich Hertz, professor alemão de física que descobriu a existência das ondas eletromagnéticas (de rádio), em 1888. A conquista de Marconi foi conseguir produzir e detetar essas ondas em longas distâncias. Demonstrou o seu sistema na Inglaterra onde fundou a sua própria empresa, a Marconi's Wireless Telegraph Company Limited. Faltavam dois anos para o começo do século 20 quando ele conseguiu estabelecer uma comunicação, sem fios, entre a França e a Inglaterra. Patenteou o seu sistema e em 1901, provou que as ondas sem fio não eram afetadas pela curvatura da Terra, como se acreditava: transmitiu sinais através do oceano Atlântico, entre a Grã Bretanha e o Canadá.

Quando Marconi morreu, as estações de rádio em todo o mundo fizeram dois minutos de silêncio.
 

Em sinal de reconhecimento e de homenagem, sugerimos que dispense uns breves minutos a ler o texto seguinte sobre a vida e obra do inventor do nosso hobby.


Sem comentários: