.

.

Sistema de aterramento / Terra

O sistema de terra da estação (entenda-se mastros, antenas e rádios) é dos aspetos mais importantes em termos de segurança.
Não descure este aspeto, no cumprimento da legislação e no seu próprio interesse. Dela depende a sua segurança e dos seus equipamentos.
Procure informação junto dos colegas mais experimentados e/ou na Web.
Não precisa de ser nenhum expert nem ter aparelhos de medida caros. Basta um pouco de vontade e dispor-se a "pôr a mão na massa".
Instalar um sistema de terra/aterramento ou mesmo construir uma terra artificial não é tarefa difícil. 
Há muita informação na Internet. Recomendo, pela sua valia técnica os artigos publicados por PY2ADN prezado Adinei e, no tocante ao aterramento em http://logicamaxtec.webnode.com.br/aterramento-/.


Para quem não tem condições de criar um sistema de terra (mora num apartamento, p.ex.) é recomendável uma "terra artificial" sugerindo-se, pela sua simplicidade de construção, o equipamento projetado por GD4EIP cujo custo e feitura está ao alcance de qualquer radioamador. 
Leia  as dicas de quem já fez. http://py2nfe.com/sintonizador.html.


O sistema de aterramento das antenas e de ligação à estação CT1BAT.







Cada um dos supressores (lightning arrestor) destinado à protecção contra descargas atmosféricas, está montado no exterior, ligado a uma terra especifica/individualizada, intercalado entre a antena e o cabo que liga ao equipamento e a sua função é cortar a ligação e "despachar" a carga para a terra, o que ocorre em 100 nanosegundos ao detectar uma carga de 45Volts.



Protejam-se!

Sem comentários: