.

.

PLC = Powerline Communications







Últimamente o assunto PLC (comunicação através das linhas eléctricas) voltou à ribalta, nomeadamente, devida às interferências alegadamente causadas no espectro das comunicações, em particular, nas faixas de frequências utilizadas pelos Radioamadores (10-30 MHZ).
Já em 2006 a ANACOM reagindo a alguns pedidos de informação incumbiu um Grupo de Trabalho de acompanhar os estudos levados a cabo por empresas em Portugal.

A ANACOM diz-se atenta e garante que "...continuará a acompanhar, no âmbito da sua esfera de competências, os desenvolvimentos da tecnologia PLC, incluindo em matéria de eventuais perturbações à utilização do espectro radioeléctrico ou efeitos nocivos para a saúde humana, quer ao nível da sua implementação em Portugal..." quer internacionalmente. É o que esperamos.

Contudo, nos últimos dias surgiram novas indicações sobre a utilização daquela tecnologia por parte de uma empresa portuguesa.
Por parecer de interesse geral, com a devida vénia, chamamos a atenção para um excelente trabalho do nosso Colega CT1TE publicado no site da Rep http://www.rep.pt/plc/PLC_por_CT1TE.pps.

Sem comentários: