A Tertúlia tem como objectivo principal:

a) promover acções de carácter humanitário, de ajuda a Radioamadores que dela necessitem e de colaboração na prevenção e combate a sinistros;

b) promover a aproximação entre Radioamadores dos diversos quadrantes.

(Artº Quarto dos Estatutos)


.

.

Boa utilização das bandas

Sabia que mesmo dentro da faixa autorizada não deve ligar o emissor e transmitir em qualquer frequência? Em todas as bandas há frequências com finalidades específicas que não devem ser utilizadas para outros fins.
Foram os nossos colegas radioamadores que, nos encontros internacionais, discutiram e acordaram, entre si, quais as frequências que nos obrigaríamos a respeitar, deixando-as livres para determinadas utilizações.
Por exemplo, nos 2 metros, os 144,300 MHz estão reservados à chamada em SSB; os 145,375 MHz é a frequência de chamada em digitais; os 145,500 MHz são a frequência de chamada em FM, entre outras.
Mais: em 2 metros existem "canais" com frequências fixas para transmissão em simplex (directas) entre os 145,212.5 e os 145,562.5 MHz, com 12,5KHz de intervalo, com excepção das frequências reservadas a outros fins como os 145,237.5+145,287.5+145,300+145,337.5MHz. O modo de transmissão é em FM Estreito (terá de alterar, no seu emissor, a largura de banda da sua transmissão).
Nos 40 metros, por exemplo os 7,070 MHz estão reservados às comunicações digitais! E os 7,090 MHz às comunicações em QRP SSB. Os 7,110 MHz estão destinados às comunicações de Emergência da Região 1.
Se não estivessem previstas, estas frequências (que existem em todas as bandas) a utilização das bandas tornar-se-ia anarquica, dado que estamos a falar de toda a Região 1 da IARU.
Estas "reservas" de frequências foram estabelecidas por nós, estão publicadas e têm a mesma força de qualquer regulamento da Anacom.
Então, se têm a força de lei e existem para nos proteger, para que funcionemos de modo mais organizado, porque não respeitá-las?
Imprima as folhas anexas e faça um esforço por respeitar as finalidades das frequências reservadas.
Se respeitarmos as normas, evitamos ser chamados à atenção ou, até, sancionados pela Anacom, daremos uma melhor imagem junto da comunidade e ganharemos todos com uma utilização organizada e disciplinada!
Plano de bandas HF
Plano de bandas 50MHz, 70MHz e 144MHz
Para leitura das notas às tabelas ou de mais informação vá aqui VHF e/ou aqui HF.

Sem comentários: