A Tertúlia tem como objectivo principal:

a) promover acções de carácter humanitário, de ajuda a Radioamadores que dela necessitem e de colaboração na prevenção e combate a sinistros;

b) promover a aproximação entre Radioamadores dos diversos quadrantes.

(Artº Quarto dos Estatutos)


.

.

Vem aí o UARS...

Esta imagem conceptual mostra o satélite de pesquisa da atmosfera superior, lançado em 15 de setembro de 1991, pela nave espacial Discovery. Originalmente projetado para uma missão de três anos, o UARS tinha por tarefa medir compostos químicos encontrados na camada de ozono, vento e temperatura na estratosfera, bem como a energia emanada do sol .

Este satélite, desactivado em 14 de Dezembro de 2005, deverá entrar na atmosfera terrestre entre 22 a 23 de Setembro corrente. Segundo a Nasa um comando estratégico na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia acompanha ininterruptamente a trajetória a fim de permitir à NASA emitir avisos (em http://www.nasa.gov/mission_pages/uars/index.html ) sobre a zona da queda dos pedaços do satélite que se desintegrará com o impacto na atmosfera terrestre.

Segundo a NASA desde o início da era espacial em 1950, não tem havido nenhum relato confirmado de um acidente resultante da reentrada de objetos vindos do espaço.
Esperamos que a estatística se mantenha, mas...

Sem comentários: