.

.

Radioamador de Montana ajudou a salvar um companheiro radioamador a quase 1000 Kms de distância!


No domingo, 21 de setembro Bob Williams, N7ODM, de Bozeman,
 Montana, quando sintonizava os 40 metros, fazendo um teste um pouco antes do programado QSO com seu            irmão Rich, K7URU, em Spokane, quando ouviu um débil sinal de CW: Glenn Russell Ruby Jr, W7AU, de Corvallis, Oregon, tinha quebrado uma perna e estava usando um rádio portátil e código Morse para enviar um apelo por ajuda. Williams disse-lhe que ele era capaz de entender a  mensagem quando o seu sinal se tornou muito fraco.

"Ele chamou-me. Deve ter-me ouvido testar o rádio. Quando eu terminei, identifiquei-me e então ouvi, 'N7ODM, aqui W7AU / 7,” então, eu respondi. "Disse-lhe para continuar que o estava a copiar. Ele disse-me que era um caminheiro, que tinham caído e quebrado a perna. Identificou-se como Ruby, forneceu informações quanto às suas coordenadas GPS e deu indicações sobre o abrigo, comida e água, assim como o seu estado físico detalhado. Ele disse-me, exactamente, quem eu precisava contactar para obter assistência."

De acordo com Williams, Ruby tinha escorregado numa rocha molhada e quebrado a perna enquanto caminhava no Buck Creek Pass área da alta Cascades, em Washington Ocidental, 600 milhas (965 Kms) distante de Williams. "Ruby realmente sabia como actuar", disse Williams. "Antes mesmo de chamar por socorro, ele montou a sua tenda. Estava chovendo quando ele caiu, então abrigou-se na sua tenda e vestiu algumas roupas quentes. Tinha algumas sementes de girassol e damascos secos. Depois disso, ele esticou um fio de antena, ligou o seu Elecraft K1 e chamou. Williams disse que o Ruby lhe referiu que tinha um "par de semanas inteiras de carga da bateria" para o rádio.

Ruby pediu para notificar o  Serviço de Busca e Salvamento  de Snohomish, no Estado de Washington. "Eu não tinha o número e então chamei o 112 local. Tudo que eles tinham era a informação do Condado de King, em Washington, então chamei-los e eles deram-me o número de Snohomish. Eles pediram-me para obter informações adicionais a partir de Ruby, tais como a cor da sua tenda, e se ele estava em uma área arborizada ou clareira, e para permanecer em contacto com ele o mais tempo possível ", disse Williams.

"Ruby e eu fomos capazes de manter contacto até cerca de 8 PM de domingo, tempo durante o qual eu fui capaz de transmitir tráfego adicional entre Ruby e  o serviço de Busca e Salvamento, mas em seguida o seu sinal ficou tão fraco que eu deixei de copiá-lo. Antes  tínhamos acordado em tentar contactar na parte da manhã. Tentei, começando em torno de 6:30, mas ele nunca me ouviu. finalmente eu o ouvi me chamando cerca das 9 horas em 7.051 MHz. Mantivemo-nos em contacto até que ele foi encontrado e evacuado pelo serviço de Busca e Salvamento, cerca das 10:35 da manhã ", disse Williams à ARRL.

No domingo, equipas de salvamento chegaram até Ruby, que tinha acampado em Buck Creek Pass, a cerca de 6000 metros de altitude, a oeste do Condado de Chelan. Na Segunda-feira foi levado de cavalo para sítio seguro.  Williams disse que o mau tempo impediu, no domingo, um helicóptero de fazer o salvamento: "Nevou a noite toda; Ruby disse-me que quando  acordou, na segunda-feira de manhã, a sua tenda estava toda coberta de neve."

"Aconteceu eu estar na mesma frequência", disse Williams. "Foi um golpe de sorte. Foi uma experiência gratificante. Estou satisfeito por saber que ele era um radioamador e que eu era capaz de o entender. Isso fez a diferença, para ele. O que eu fiz não foi nada de especial. Eu gostaria de pensar que qualquer amador em Montana já teria feito a mesma coisa. "

O radioamadorismo é, na verdade, a "reserva" quando todos os outros meios de comunicação falham! 

Quem disse que o CW "já não se usa?"

Congratulations Williams! Good luck Ruby!

Sem comentários: