Porque vários colegas nos questionaram sobre o que se passou para dar origem à paragem da revisão do PNEPC em Março, à proposta de algumas associações à ANEPC e à nova versão, aqui fica uma cronologia dos acontecimentos para quem tem interesse em saber.
- em Março / 2021 esteve em consulta pública a revisão do PNEPC -Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil o qual excluía os Radioamadores do plano atribuindo o apoio às comunicações de emergência a 2 associações de voluntariado e associações de radioamadores e uma organização de socorro sediadas em concelhos limítrofes de Lisboa.
As tarefas, anteriormente cometidas às Associações de Radioamadores ficariam, deste modo e únicamente, da responsabilidade de três entidades que se propuseram a OVPC-Organizações de Voluntariado de Proteção Civil junto da ANEPC-Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Os Radioamadores em geral e as Associações de Radioamadores, há vários anos de grande valia no apoio às comunicações de emergência, ficariam EXCLUIDOS.
Confrontados com este "ataque" sem precedentes à imagem e prestígio dos radioamadores portugueses e das suas associações representativas, de imediato a ARRLx, questionou a ANEPC do que resultou:
- uma interrupção do processo;
- a marcação de uma reunião, a que responderam 11 associações e donde saiu a proposta abaixo
- a qual foi atendida na íntegra e, agora, espelhada no novo PNEPC em consulta pública.
Voltámos à situação que vem desde o início do PNEPC. Fica o esclarecimento (cada um que faça o seu juizo!)