.

.

Coimbra FIELD DAY 2010

Após a experiência colhida no ano anterior, a Tertúlia vai realizar, no próximo dia 02 de Maio-Domingo, com a ajuda do Agr. 162 - Sta Clara-Coimbra do CNE, o seu dia de campo, denominado Coimbra FIELD DAY 2010.

O FIELD DAY decorrerá, mais uma vez, no Aeródromo de Cernache

Ali será instalada, na (nova) tenda da TRGM, a estação especial do dia CR6CFD.

Esta estação-especial estará no ar, a partir das 10:00 UTC e operará, alternadamente, em 40 e 80 metros e em 10, 15 e 20 metros, em 2 períodos, entre as 10:00 e as 11:30 h UTC e entre as 14:00 e as 16:00 h UTC. Também estará presente nas bandas de VHF e UHF e em PMR.

Também entre as 10:00 e as 11:30 UTC terá lugar um exercício com a participação de estações móveis e portáteis, destinada a testar a organização e a operacionalidade da nossa "rede de comunicações" e uma prova de ciclo-turismo em rede PMR.

De novo a "EDP" não entra no campo! Toda a energia necessária, será assegurada por uma grupo-gerador, um acumulador de energia, o calor por energia solar e a carvão e o arrefecimento terá origem eólica.


Pelas 11:30 UTC a confraternização deslocar-se-á para junto dos grelhadores...

Como se impõe, haverá um espaço destinado ao teste de antenas, por parte dos visitantes.


Tratar-se-á, fundamentalmente, de um dia de confraternização entre todos os Radioamadores que nos queiram dar o prazer da sua presença.

É Radioamador ou simpatizante? Venha confraternizar connosco!

Programa sobre Radioamadorismo - Antena1


Na véspera do dia Mundial do Radioamador, a repórter Soraia Ramos dá a conhecer este mundo e quem dele faz parte na reportagem Alfa, Sierra Mike: Radiomador à escuta.
OUVIR

Homenagem a CT1DT(1)


Conforme já divulgado, a TRGM associou-se ao movimento encabeçado pela ARR e estará representada em Benavente no dia 6 de Junho para a homenagem a CT1DT.

Divulgamos nova mensagem da Organização:
Todos os colegas que pretendam participar na homenagem e ver o seu indicativo pessoal inscrito na placa que iremos entregar a CT1DT no próximo dia 06 de Junho deverão enviar um e-mail para mailto:geral@ct1arr.org manifestando esse interesse impreterivelmente até 15/05/2010.
A participação tem um custo simbólico de 5.00€. A ARR enviará aos interessados uma referência multibanco para o pagamento.
Entregaremos a todos os participantes um Diploma Comemorativo.

Falar no Rádio, PRÁTICA e ÉTICA

"Quem, entre nós, obteve a carta de condução apenas fazendo o código? Nenhum de nós.
Em Portugal, e em relação aos radioamadores, também só se fazem exames teóricos não havendo nenhuma forma de ensino de como fazer um QSO. Ao passar no exame, o radioamador é, simplesmente, “lançado às feras” nas bandas de amador e o resultado é ... (o que se sabe!)
...
Como novo radioamador, decerto pretende começar a transmitir o mais cedo possível. Mas tenha calma, não tenha pressa. Mantenha-se afastado do microfone, chave de morse ou teclado. Primeiro, aprenda bem todas as funções do seu emissor/receptor. A transmissão exige atenção especial pois é aqui que começam muitos dos nossos erros.
Inicialmente aprenda a escutar. Quem o bem faz de início, terá muito maior sucesso com bons e agradáveis contactos.
...
Utilize o seu indicativo de forma correcta ... Tenha orgulho do seu indicativo. Ele é único no mundo. Só se o usar correctamente as suas transmissões são legais. ... Já ouviu alguém dizer 4ZZZZ em VHF ? Tanto quanto é do meu conhecimento, este é um indicativo de Israel e não da Graciosa. CU4ZZZZ é que é o indicativo correcto. Cada indicativo contém um prefixo e um sufixo. ... já ouviu alguém reportar o roubo de um carro apenas divulgando algumas letras da matrícula ?
...
E lembre-se que ninguém é infalível e não comete erros. Quer apostar que ainda pode apanhar o autor deste trabalho a cometer o seu erro? Nesse caso, sorria, e tente fazer melhor do que ele em vez de “começar a atirar pedras”.

Estas palavras são parte de um texto de ON4WW!


O Colega que é novo nestas andanças, imprima este trabalho do Mark-ON4WW e traduzido por João-CU3AA. Leia e releia de vez em quando.
O Colega que é mais antigo nestas andanças, lembre-se que a antiguidade não o dispensa de cumprir as regras e faz de si um exemplo para os mais novos.
Não se queixe do mau uso das frequências se o exemplo não partir de si!

Descarregue o PRÁCTICA E ÉTICA OPERACIONAL EM DX e ... vamos fazer das frequências sítios onde dá gosto estar!