.

.

Formação para novos radioamadores


MAIS RADIOAMADORES, MELHORES RADIOAMADORES
Prosseguindo na senda do apoio ao Radioamadorismo a Tertúlia abre o processo de inscrição para uma ação de preparação para novos candidatos a radioamadores, a realizar de 04 de Outubro a 15 de Novembro de 2014 em Coimbra. 
As sessões serão realizadas aos sábados e abordarão as áreas de Legislação, Ética comportamental de operação e Técnica, de acordo com as matérias de exame definidas pela Anacom.
A formação é totalmente gratuita, incluindo o material disponibilizado, não exige qualquer obrigação futura, à exceção da comparência a exame no final da formação, sendo aberta a qualquer pessoa que manifeste esse desejo e se inscreva. A aceitação da inscrição é condicionada ao número de vagas.
A TRGM pretende, sobretudo, dotar os candidatos a radioamadores dos conhecimentos necessários à aprovação no exame de acesso, sensibilizá-los para a aquisição de conhecimentos técnicos e para a correta utilização das bandas.
A ficha de inscrição, disponível neste blogue, à direita, deverá ser enviada para o apartado postal da TRGM ou para o email trgm.pt@gmail.com até ao dia 12 de Setembro de 2014.

Revista Radioamateurs France

Aqui está uma excelente e diversificada revista de radioamadorismo, com publicação mensal e distribuição gratuita. São 25 páginas A4 de assunto, sobre o nosso hobby e ligações (links) para as páginas de origem ou onde há mais informação sobre o tema.
Para quem tiver dificuldade na lingua francesa, pode sempre utilizar o tradutor do Google (se não souber como utilizar envie-nos um email para trgm.pt@gmail.com que nós fornecemos os passos).
A revista Radioamateurs France pode ser descarregada aqui.
Nos tempos que correm há muita informação disponível e gratuita, desde que se tenha acesso à Internet. Pode, desde que queira, ter acesso ao conhecimento e informação sobre o radioamadorismo sem gastar dinheiro.
Lembramos, igualmente, a revista em espanhol Rádio-Notícias que se publica, igualmente, todos os meses e que pode ser descarregada aqui.

E... aconteceu a SARDINHADA da TERTÚLIA-2014!

Este ano com a dedicação e empenho do nosso colega Almeida-CT1BCP lá aconteceu, no Campo de Tiro da Tocha, a Sardinhada da Tertúlia num local magnífico, entre gente boa, bem disposta e com vontade de conviver.
Logo pela manhã tivémos o "gesto bonito" dum grande Gandarêz que, não podendo estar presente foi lá deixar uma oferta de peso... Obrigado Alberto e um grande abraço, de todos nós, para a Póvoa da Lomba!
As imagens do nosso Borges-CT1BSV, falam pelo evento.
A tarde foi passada em ameno QSO de metro, onde não faltaram as antenas, as experiências, ... aquilo que a gente gosta!
As hostilidades foram encerradas por dois dos nossos colegas, de bem constituido andar-intermédio (acima do cinto) que, no fim da tarde, lá foram relatando via rádio, as dificuldades de relacionamento do melão e do garrafão... ou do garrafão e do melão... que ficaram lá esquecidos!
Até já sentimos saudades "de quem lá esteve". 
Quando é a próxima sardinhada?!?










 E no final, lá estava o nosso Almeida: até pró ano!



Sardinhada da Tertúlia-2014, TOCHA, domingo, 27 de Julho


A Tertúlia vai levar a efeito a sua costumada Sardinhada, este ano, na Tocha, pela mão do nosso colega Almeida-CT1BCP.
A concentração ocorrerá entre as 12:00h e as 12.30h no campo de tiro do Clube de Caçadores da Tocha.
Tratar-se-á de mais uma oportunidade de confraternização entre radioamadores e seus familiares, que esperamos seja do agrado de todos os participantes.
Não há que enganar: à saída da Tocha para a praia, a 2200m, à esquina do campo de futebol corta à direita (placa: Campo de Tiro) e segue o caminho de terra até avistar as instalações do campo (coordenadas:40.3298N, -8.7817W). Para qualquer ajuda poderá chamar na frequência de QAP da Tertúlia, 145.550MHz.
Precisa, apenas, de trazer boa disposição e vontade de conviver!
Até lá!

Almoço de Homenagem ao Fundador da Tertúlia

Teve lugar no passado sábado, o Almoço de Homenagem ao criador da Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi, Filipino da Silva Martins-CT1MX. 
Este gesto, que não conseguimos concretizar em 2012, quiseram os Orgãos Sociais da TRGM, liderados pelo Presidente da Mesa da Assembleia-Geral Henrique de Sousa Teixeira-CT1ASP, que coincidisse com os 88 anos do Filipino que, igualmente, assinalámos.
Foi, há mais de meio século, no início da década de 60 que, Filipino Martins, um jovem com trinta e alguns anos, decidiu dar nome ao seu (então, pequeno) "grupo de amigos" amantes destas coisas da rádio fundando, assim, a TRGM. Como nos relatou, decidiu chamar-lhe "Tertúlia", à boa maneira de Coimbra e "Guglielmo Marconi" em homenagem ao criador da TSF.
Ao Filipino (que estava afastado da Tertúlia desde 1996) os Membros da Tertúlia, que quiseram marcar presença, fizeram questão de entregar a bandeira da "sua" Tertúlia, bem como o material de uso dos seus membros, o boné e o polo, com a sua identificação bordada e a sobrecarga de "Fundador". A assinalar a efeméride foi entregue a CT1MX uma placa comemorativa com a sua "foto-oficial" de Radioamador e uma frase, por si, proferida há muitos anos e que, pelo teor da mensagem, conserva a sua atualidade e merece lugar de destaque em qualquer estação de radioamador.


Algumas imagens do homenageado:


Filipino Martins junto do monumento que ostenta o seu nome como Fundador do ACC
Sousa-CT1ASP, Presidente da MAG, a ler o discurso
de homenagem sob o olhar atento do Filipino-CT1MX


CT1MX a receber a placa  comemorativa
da mão do Presidente da MAG-CT1ASP

CT1MX a receber o polo e o boné entregue pelo
Presidente da Direção, Machado-CT1BAT

César-CT2HWP, Presidente do CF, a
entregar a bandeira da TRGM a CT1MX


Filipino Martins-CT1MX no emocionado discurso!
CT1MX, ao lado do Presidente da MAG-CT1ASP, a apagar "simbólicamente" 88 velas!

Só nos resta acrescentar: Parabéns e Obrigado CT1MX!

2º Concurso QRP de Coimbra

Classificação provisória do 2º Concurso QRP de Coimbra, realizado no dia 27 de Abrtil.

Classificado: CT1AHM
2º         "         : CT1BAT
3º         "         : CT1DL
4º         "         : CT1DTE
5º         "         : CS7ADO
6º         "         : CT1DYH
7º         "         : CT1HIX
8º         "         : CS7AEL
9º         "   Ex-Aquo: CT1AED, CT1FCI, CT7ABP, CS7AFI, CT1ELF, CT1ASM, CT1EDP, CS7ADQ, CT1BYQ, G6TVH, I4OMD e M0WYZ.