.

.

A "TERTÚLIA DO FERRO DE SOLDAR" continua...

A "TERTÚLIA DO FERRO DE SOLDAR" continua... o Projeto ILER-40.
Esta é uma imagem da 3ª sessão
da esquerda para a direita os formandos(CT1BAT, CS7ACP, CR7ADQ, CT2HWP, CS7ADO e o Prof CT1AHM).


e os emissores (SSB, 40 metros) vão tomando forma.

CT2FTS = SK



A Tertúlia cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do nosso amigo António Correia - CT2FTS, no Brasil, para onde se tinha mudado.
Despediu-se de nós na Sardinhada da Tertúlia 2011, no dia 17 de Julho (na foto).
À Família e Amigos a Tertúlia apresenta sentidas condolências.
Paz à sua alma.

Finalmente ... um transceptor para os 4M e 6M!



Finalmente... que é anunciada a produção (falta a venda...) de um equipamento dual para as bandas de 4 Metros e de 6 Metros, em SSB(L+U) e CW, com Poderia ser bem melhor!
O preço (esperado...) é de $800.
O fabricante é um tal Noble Radio USA que não tem (?!?) website.
A notícia é da Southgate-Amateur Radio News.

ENCE 2013 (Exercício de Emergência em Espanha)

Terá lugar no próximo sábado, 27 de abril de 20:00-21:00 UTC, um exercício de emergência, em Espanha, aberto à participação internacional, na banda de 80m, especificamente em 3.760 KHz. Também está prevista alguma atividade em HF, tal como 7.110 KHz (40m) e 14.300 KHz (20m), bem como em VHF, CB e frequências PMR.

Esta quarta edição do Exercício Nacional de Comunicações de Emergência (ENCE em espanhol) muda a programação, mas não o seu objetivo: trazer uma oportunidade para todos os radioamadores interessados ​​em praticar várias habilidades operacionais úteis.

O exercício consta do envio de mensagens curtas com a seguinte informação: código postal, as iniciais do nome completo e uma cor. Para facilitar as coisas foi criado um modelo a fim de recolher os dados das mensagens. 
Esta é a versão em Inglês:
http://www.fediea.org/emergencias/ence_mensaje2-en.pdf

Qualquer pessoa pode participar, mesmo como ouvinte/escuta e enviar o relatório para: ence@fediea.org .
CQ ENCE é organizado pela Federación EA Digital e Liga Española de Asociaciones CB y Radioaficionados.
Mais informações (em espanhol) em: http://www.fediea.org/emergencias/

Incentivamos os colegas que o desejem e tenham condições,  a participar no exercício como forma de adquirir práticas de operação em emergência.

GUGLIELMO MARCONI




Faz hoje 139 anos que nasceu, na cidade de Bolonha em Itália, GUGLIELMO MARCONI (o patrono da nossa associação, Tertulia Radioamadoristica Guglielmo Marconi)).

Guglielmo Marconi , universalmente considerado o pai da TSF, nasceu de uma família rica, na próspera cidade de Bolonha, de pai italiano e mãe irlandesa. Estudou nas melhores escolas e desde menino demonstrou interesse pela ciência nos ramos da física e da eletricidade. Rapaz ainda, começou as suas experiências em laboratório com o seu pai - foi quando conseguiu enviar sinais pelo telégrafo sem fio, a uma distância de cerca de 4 km.

Numa ocasião, ao desembarcar com a mãe em Inglaterra, Marconi levava um transmissor na bagagem. Os funcionários da alfândega apreenderam o aparelho. Quando este foi devolvido, os inspetores disseram que haviam pensado tratar-se de uma bomba. Ao ouvir a explicação, a mãe de Marconi respondeu: "E é mesmo. Não do tipo que explode o mundo, mas ela vai derrubar todas as paredes".

Marconi, tinha apenas 23 anos de idade quando patenteou um sistema de telegrafia sem fios que lhe assegurou o monopólio das radiocomunicações e, mais tarde, o Prêmio Nobel da Física (1909).
Quando Marconi começou as suas experiências com transmissões, as ondas de rádio eram conhecidas como ondas hertzianas, por causa de Rudolf Heinrich Hertz, professor alemão de física que descobriu a existência das ondas eletromagnéticas (de rádio), em 1888. A conquista de Marconi foi conseguir produzir e detetar essas ondas em longas distâncias. Demonstrou o seu sistema na Inglaterra onde fundou a sua própria empresa, a Marconi's Wireless Telegraph Company Limited. Faltavam dois anos para o começo do século 20 quando ele conseguiu estabelecer uma comunicação, sem fios, entre a França e a Inglaterra. Patenteou o seu sistema e em 1901, provou que as ondas sem fio não eram afetadas pela curvatura da Terra, como se acreditava: transmitiu sinais através do oceano Atlântico, entre a Grã Bretanha e o Canadá.

Quando Marconi morreu, as estações de rádio em todo o mundo fizeram dois minutos de silêncio.
 

Em sinal de reconhecimento e de homenagem, sugerimos que dispense uns breves minutos a ler o texto seguinte sobre a vida e obra do inventor do nosso hobby.


Para quê Walkie-talkies, analógicos ou digitais ... se tem tudo num smartphone?



Ora, aí está a solução para o smartphone que funciona como telefone, como walkie-talkie, como repetidor, com Vox, encriptação de comunicações, etc etc.


Segundo os promotores, este dispositivo (doca) é excelente para qualquer entusiasta ao ar livre que precisa de comunicar mesmo quando não há rede de telemóvel.
Também é bom para radioamadores, polícia, bombeiros, unidades de resgate e socorro (estão a pensar no mesmo que eu?!? Estão resolvidas as broncas do SIR...!) equipas de construção civil, serviço de entregas, serviços de segurança, esquiadores, caminhantes, escuteiros (e escoteiros), armazéns, transportes e logística, grupos familiares, peregrinações e procissões e ... muito mais! Eu, diria mais: até para escutar todos os atrás referidos.
A produção está prevista para o corrente mês de Abril e, as primeiras entregas, para Agosto 2013.

 Veja o vídeo aqui e visite a página para saber mais.
Se tiver uma relação afastada com o inglês aqui tem a  tradução automática possível.

A imaginação não tem limites!!!

ESA: Final da competição CanSat - equipa portuguesa distinguida com o primeiro lugar


Estudantes de oito estados membro da ESA terminaram a terceira campanha europeia de lançamento, Cansat, que decorreu na Holanda no fim-de-semana passado. Quinze equipas de estudantes de toda a Europa participaram no evento de quatro dias, do qual saiu vencedora, na Categoria Avançada, a equipa da Escola Básica Secundária de Santa Maria, Açores.

O Dia Mundial do Radioamador na Antena 1


Pela mão do nosso amigo José Candeias, a Antena 1 dedicou, esta manhã, um espaço ao Radioamadorismo, por ocasião do Dia Mundial do Radioamadorismo comemorado, anualmente, a 18 de Abril.

Parabéns a todos os que abraçaram o hobby e mantêm vivo o Radioamadorismo!

Escute aqui o registo.

Tabela de ganho - Potência x Decibéis

Uma tabela que convém ter à mão!
(A partir de hoje fica residente na lateral direita.)

Mais uma novidade desde Hong Kong!



Mais uma novidade desde Hong Kong!


Price: USD 296.00 * Shipping Cost Included
Ships to: Worldwide

Modos:
Analógico
Digital
Mixed Analógico+Digital
999 canais
Máx. 50 Watts
7 códigos ID
5/6.25/10/12.5/20/25/50/100 KHZ

Mais informação aqui

Feira de Rádio de Viseu - 13-Abr



É já no próximo sábado, dia 13 de Abril, que ocorrerá a Feira de Rádio de Viseu, organizada pela nossa congénere ARBA.


A feira terá lugar, das 09:30 às 17:00 h, no Pavilhão Multiusus de Viseu, no recinto da Feira de S. Mateus, com as coordenadas 40.663773N,-7.914089W.

blog da Tertúlia do Ferro de Soldar

A TRGM criou um blogue ( http://tertuliadoferrodesoldar.blogspot.com)  destinado a apoiar os participantes nas iniciativas da sua Tertúlia do Ferro de Soldar.
Neste blogue são publicados os trabalhos, apresentações e demais comunicações relacionadas com os projetos em curso. De momento, está a decorrer o Projeto ILER-40, que se prolongará até final do mês de Junho.

Projeto ILER 40



Teve hoje início a ação de formação, de nível intermédio, denominada Projeto ILER 40.

A referida ação, orientada pelo colega Mário Mateus - CT1AHM, é promovida pela TRGM / "TERTÚLIA do ferro de soldar" e consiste na preparação teórica e no acompanhamento da montagem de um emissor de SSB, QRP, para a banda dos 40 Metros, por cada um dos participantes, durante os próximos três meses.

Os equipamentos serão testados no dia 06 de Julho, durante o TRGM Field Day, no Concurso Cidade de Coimbra que, este ano, terá a vertente QRP (potência até 10W SSB).

A formação é apoiada no blogue tertuliadoferrodesoldar.blogspot.com .