.

.

GUGLIELMO MARCONI 12/12/1901



Faz, hoje, 112 anos que Guglielmo Marconi efectuou a 1ª transmissão de mensagens sem fios desde a Cornualha, em Inglaterra para S. João na Terra Nova no Canadá.
A letra "S" (di, di di)  foi repetidamente transmitida e recebida do lado de lá do Atlântico. O report não terá sido 59 mas ... chegou!
Nascido em 1874 em Itália, cedo demonstrou extremo interesse pela ciência e perseguiu a possibilidade de enviar mensagens a longa distância, através da rádio, sem recurso a cabos.
Aos 22 anos, em 1896, foi para Inglaterra para desenvolver o seu projecto e, nesse mesmo ano, fundou a Wireless Telegraph and Signal Company, mais tarde chamada Marconi Company/Companhia Marconi.
Nos primeiros anos do século XX, inaugurou um serviço de informação aos navios que lhes permitiria, mais tarde, manter a comunicação com terra.
Em 1912 foi assinado, entre o governo português e a sociedade Marconi, o primeiro contrato de construção da rede de TSF do País. Um segundo acordo, obtido em 1922, esteve na origem da instalação da Marconi em Portugal pela constituição de uma empresa nacional. Nasceu assim, em 1925, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi.
Quando morreu, em 1937, as rádios de todo o mundo fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao homem que promoveu um autêntica revolução no mundo ao descobrir a forma mais perfeita de aproximar as pessoas.

Sem comentários: