.

.

CONCURSO RAINHA SANTA

Hoje é o último dia para o envio do LOG do Concurso Rainha Santa, realizado em 07 de Julho.
O LOG poderá, ainda, ser enviado para o email concursorainhasanta.2012@gmail.com 
até às 24:00 h UTC de hoje, 31 de Julho.

LOG4OM by Daniele Pistollato IW3HMH


Depois de utilizar vários (famosos!) programas, uns pagos outros que deixaram de o ser, deparo-me com um programa (com poucos meses de vida e, esta versão com 4 dias) desenvolvido por um colega que, desde início, o disponibilizou à comunidade radioamadorística sem qualquer custo, que cumpre todos os requisitos exigidos: “leve” e com toda a informação que necessito, sem demoras de ligação e sem sair da página.


Segundo o autor, Daniel Pistollato, IW3HMH,o LOG4OM é um software livre desenvolvido para uma gestão completa do log da estação. A aplicação é desenvolvida em C# e é compilada em Linux (Mono) e Windows.


A filosofia do Log4OM reside na máxima transparência e facilidade de utilização.


Cada conjunto, lista ou banco de dados do programa é armazenado em arquivos de texto ou XML.As informações são guardadas em arquivos de configuração que podem ser recuperados por um botão especial na tela de configurações. Essa abordagem permite que o usuário modifique a lista de concursos, os modos de operação, as bandas, os planos de banda, a vista do QSO e outros...

Descarreguei e instalei o programa (coisa “leve” de pouco mais de 17 MB), li o manual, configurei (sem dificuldades, seguindo o manual) e, em poucos minutos, tinha aquilo que nunca encontrei nos outros programas que testei:


- numa só página o registo, o mapa, a identificação sem cliques, as coordenadas, a distância, os locator e com um clique a página do qrz.com completa, inserida na página principal, entre outras, duma força simples e rápida, num pequeno notebook!

Principais características:


Corre no Windows XP, VISTA, Win 7 x 86 e Win 7 x32 x64 e Linux
Interação com HAMQTH.COM, QRZ. (visualização imediata do nome do operador, coordenadas, distancia e página do Qrz.com inserida/sem mudar de página)
Folha para concursos
Estatísticas
Cluster online e inserido na página (inteiro ou em conjunto com outras aplicações)
Interação com HRDLog
Exportação de QSOs em ADIF, CSV e PDF do log
Busca de clusters
Filtros avançados para modo / bandas / continentes, spotter, etc.
Exibição automática LOTW
Seleção compreensiva do menu de QSO DXCC , modo de banda para cada QSL (cartões QSL, eQSL, LOTW)
Super cluster a partir do HRDLog.com
Impressão de etiquetas QSL
Interação com software externo, modos digitais DM780
Otimizado para a exportação para ficheiros CABRILLO.

Manual escrito de forma muito compreensível em italiano e inglês.
Se desejar ler o manual, antes de instalar, vá a http://www.pisto.it/LogOm/LOG4OM%20_1105_ENG.pdf


O programa para Windows pode ser descarregado aqui http://www.pisto.it/wordpress/log4om-en/


O suporte para o Log4OM é fornecido gratuitamente pelo autor em http://uk.groups.yahoo.com/group/Log4om_g4pop/

2012L - Olympic Games Station


No espirito das Olimpíadas, os membros do Cray Valley Radio Society, vão operar uma estação de radioamador com o indicativo 2O12L.

Para Londres 2012, haverá quatro estações especiais de radioamador operando no Reino Unido:

2O12W no País de Gales,

GB1HF em Hadleigh Farm, South Essex e
GB2012MV em Manchester e 2O12L em Londres.

Durante sete semanas 2O12L tentará realizar 60.000 contatos com o mundo inteiro.

O primeiro contato será feito com 2O12W na tarde de quarta-feira de 25 de julho. A operação vai continuar até que o fim da Paraolimpíada no domingo 09 de setembro.
A estação 2O12L estará localizado em New Eltham a apenas três milhas do parque de Greenwich onde acontecerão as disputas do hipismo.

Os radioamadores que estejam, de visita, em Londres estão convidados a visitar a estação. Na chegada, os visitantes poderão ver uma exposição sobre radiocomunicações e eletrônica que será acompanhada por pequenas palestras em Inglês, dando um panorama geral do rádio e da sua importância no mundo moderno. Os visitantes também terão a oportunidade de sentar-se na frente do microfone e enviar saudações aos operadores de radioamador em todo o mundo.
Mais informações em http://www.2o12l.com.

ANACOM escolhida para monitorizar o espectro durante os Jogos Olimpicos em Londres

"A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações foi convidada pelo regulador britânico das comunicações - OFCOM - para estar em Londres durante a realização dos Jogos Olímpicos para fazer ações de monitorização do espectro.

A equipa de técnicos da ANACOM acompanhará toda a realização do evento, que decorre entre 27 de julho e 12 de agosto, cabendo-lhe verificar o cumprimento das determinações da OFCOM e resolver eventuais interferências que se verifiquem.
O acompanhamento de eventos de grande dimensão exige um nível de conhecimentos muito específico sobre os sistemas e serviços, pelo que a experiência e o know-how da ANACOM são uma importante mais-valia para a OFCOM. Este convite traduz o reconhecimento internacional da competência do regulador português. A experiência adquirida pela ANACOM no acompanhamento de outros eventos de grande envergadura, como o campeonato europeu de futebol de 2004, será agora posta ao serviço dos Jogos Olímpicos.
A OFCOM suportará todos os custos com a permanência da equipa da ANACOM em Londres, incluindo vencimentos."
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1131940&vote=5
 
A TRGM orgulha-se da escolha recair na autoridade nacional e felicita os técnicos e dirigentes da ANACOM.

ANACOM e os radio scanners

Foi hoje publicado, no sitio da ANACOM o seguinte:

A ANACOM tem sido confrontada com pedidos de informação sobre a legitimidade de utilização de determinados equipamentos, designadamente radio scanners (estações de radiocomunicações exclusivamente de receção), sem o respetivo licenciamento radioelétrico.


Entende, pois, esta Autoridade dever esclarecer publicamente o regime legal sectorial aplicável à utilização destas estações, facilitando o acesso à informação por parte de todos os utilizadores.

As estações de radiocomunicações exclusivamente de receção encontram-se isentas de licenciamento radioelétrico, tal como consta do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências (QNAF), conforme anexo 4, 4.2, alínea c), assim como por força da alínea b) dos números 2 e 3 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 151-A/2000, de 20 de julho, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 264/2009, de 28 de setembro.

Estas estações, em que se incluem as estações recetoras multibanda não associadas em particular a qualquer serviço de radiocomunicações (os designados scanners), devem operar numa base de não interferência e não proteção relativamente a redes ou estações de radiocomunicações licenciadas.

Todos estes equipamentos (que configuram estações de radiocomunicações) devem cumprir os requisitos de livre circulação, colocação no mercado e colocação em serviço, no território nacional, dos equipamentos de rádio e equipamentos terminais de telecomunicações estabelecidos no Decreto-Lei n.º 192/2000, de 18 de agosto.

Questão diferente é a possibilidade de utilização dessas estações para fins contrários à lei, em especial a escuta de comunicações sem o conhecimento do respetivo destinatário1, matéria cuja apreciação e pronúncia deve caber ao Ministério Público e aos Tribunais.

1 Conforme artigo 194.º do Código Penal: «Violação de correspondência ou de telecomunicações:


1.1 Quem, sem consentimento, abrir encomenda, carta ou qualquer outro escrito que se encontre fechado e lhe não seja dirigido, ou tomar conhecimento, por processos técnicos, do seu conteúdo, ou impedir, por qualquer modo, que seja recebido pelo destinatário, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 240 dias.


1.2 Na mesma pena incorre quem, sem consentimento, se intrometer no conteúdo de telecomunicação ou dele tomar conhecimento.


1.3 Quem, sem consentimento, divulgar o conteúdo de cartas, encomendas, escritos fechados, ou telecomunicações a que se referem os números anteriores, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 240 dias».

Consulte:
Quadro Nacional de Atribuição de Frequências 2010/2011 Versão 2 http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1129558

Concurso Rainha Santa 2012 - sábado, 7 de Julho



É já no próximo sábado, dia 7 de Julho, que terá lugar o Concurso Rainha Santa 2012, promovido pela ARC-Associação de Radioamadores de Coimbra e pela TRGM-Tertúlia Radioamadorística Guglielmo Marconi, as duas associações de radioamadores sediadas em Coimbra. O concurso terá início pelas 09:00 horas UTC (10:00 horas locais) e terminará pelas 21:00 horas UTC (22:00h locais).
A Estação Especial CR6RS estará permanentemente no ar, nas bandas e frequências anunciadas, durante todo o período do concurso.
O regulamento do concurso poderá ser obtido em REGULAMENTO e LOG
Participe!

FURACÕES na América do Norte e Central - Alerta

A IARU, no seu site, lembra os radioamadores da Região 1 de que as seguintes frequências podem estar em uso por redes na América do Norte e Central para controlar e lidar com as consequências dos furacões. É possível que as comunicações de amador na Região I possam causar QRM não intencional a essas redes. Pede, por tal, a escuta cuidadosa se operar próximo dessas freqüências:


14,300 MHz é utilizada pela Net Serviço Móvel Marítimo diária e, bem para controlar o tráfego marítimo de estações móveis, também reúne relatórios meteorológicos de estações marítimas para ajudar os meteorologistas.

14,325 MHz é utilizada pela Net alerta de furacão e a rede é estabelecida sempre que supostamente uma tempestade possa afetar o continente norte americano. A rede reúne as informações do tempo e links para o American National Hurricane Center.

14,265 MHz é usada pelo Exército da Salvação Equipe de Emergência Radio Network (Satern) fornece links de Saúde e Bem-Estar de tráfego para quem vive em áreas afetadas bem como apoia o Exército da Salvação no apoio a desastres.

Frequências utilizadas em Cuba: 7.045 e 7.080 e 7,110 MHz, 3,740 MHz

Freqüência utilizada no Caribe: 7.162 MHz pelo CEWN

Frequências utilizadas na América Central;


Red Centro Americana: 7,090 e 3.750 MHz


Guatemala: 7,075 MHz


Nicarágua: 7,098 MHz

México (FMRE): 3,690 e 7,060 MHz

From CHINA...

Os nossos amigos chineses não param de nos surpreender!






- Tribanda (4m/2m/70cm), 60W, 10 bancos de memória por menos de €160 transporte incluido;




- Amplificador 300W PEP SSB, de 3 a 30MHz por menos de €90 transporte incluido;







- Portátil, dual display, x band, VOX, bandas 1xVHF+3xUHF, bateria 1400mAh Li-ion, por menos €40 com transporte incluido!






Quem vende:
Tradução:
O nosso lema: OS CLIENTES SÃO A NOSSA VIDA, OS NEGÓCIOS DOS CLIENTES SÃO OS NOSSOS NEGÓCIOS, ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO.

Alguma dúvida???

Revista RÁDIO-NOTÍCIAS de Julho, já disponível!


Já está disponível para descarga gratuita a revista espanhola de radioamadorismo RÁDIO-NOTÍCIAS.


Clique aqui para iniciar a descarga.