A Tertúlia tem como objectivo principal:

a) promover acções de carácter humanitário, de ajuda a Radioamadores que dela necessitem e de colaboração na prevenção e combate a sinistros;

b) promover a aproximação entre Radioamadores dos diversos quadrantes.

(Artº Quarto dos Estatutos)


.

.

Faz, hoje, 111 anos que Guglielmo Marconi efectuou a 1ª transmissão de mensagens sem fios desde a Cornualha, em Inglaterra para S. João na Terra Nova no Canadá.

O report não terá sido "five nine", mas chegou!
Nascido em 1874 em Itália, cedo demonstrou extremo interesse pela ciência e perseguiu a possibilidade de enviar mensagens a longa distância, através da rádio, sem recurso a cabos.
Aos 22 anos, em 1896, foi para Inglaterra para desenvolver o seu projecto e, nesse mesmo ano, fundou a Wireless Telegraph and Signal Company, mais tarde chamada Marconi Company/Companhia Marconi.
Nos primeiros anos do século XX, inaugurou um serviço de informação aos navios que lhes permitiria, mais tarde, manter a comunicação com terra.
Em 1912 foi assinado, entre o governo português e a sociedade Marconi, o primeiro contrato de construção da rede de TSF do País. Um segundo acordo, obtido em 1922, esteve na origem da instalação da Marconi em Portugal pela constituição de uma empresa nacional. Nasceu assim, em 1925, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi.
Quando Marconi morreu, em 1937, as rádios, de todo o mundo, fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao homem que promoveu um autêntica revolução no mundo ao descobrir este hobby que hoje temos.

Sem comentários: