A Tertúlia tem como objectivo principal:

a) promover acções de carácter humanitário, de ajuda a Radioamadores que dela necessitem e de colaboração na prevenção e combate a sinistros;

b) promover a aproximação entre Radioamadores dos diversos quadrantes.

(Artº Quarto dos Estatutos)


.

.

FURACÕES na América do Norte e Central - Alerta

A IARU, no seu site, lembra os radioamadores da Região 1 de que as seguintes frequências podem estar em uso por redes na América do Norte e Central para controlar e lidar com as consequências dos furacões. É possível que as comunicações de amador na Região I possam causar QRM não intencional a essas redes. Pede, por tal, a escuta cuidadosa se operar próximo dessas freqüências:


14,300 MHz é utilizada pela Net Serviço Móvel Marítimo diária e, bem para controlar o tráfego marítimo de estações móveis, também reúne relatórios meteorológicos de estações marítimas para ajudar os meteorologistas.

14,325 MHz é utilizada pela Net alerta de furacão e a rede é estabelecida sempre que supostamente uma tempestade possa afetar o continente norte americano. A rede reúne as informações do tempo e links para o American National Hurricane Center.

14,265 MHz é usada pelo Exército da Salvação Equipe de Emergência Radio Network (Satern) fornece links de Saúde e Bem-Estar de tráfego para quem vive em áreas afetadas bem como apoia o Exército da Salvação no apoio a desastres.

Frequências utilizadas em Cuba: 7.045 e 7.080 e 7,110 MHz, 3,740 MHz

Freqüência utilizada no Caribe: 7.162 MHz pelo CEWN

Frequências utilizadas na América Central;


Red Centro Americana: 7,090 e 3.750 MHz


Guatemala: 7,075 MHz


Nicarágua: 7,098 MHz

México (FMRE): 3,690 e 7,060 MHz

Sem comentários: