A Tertúlia tem como objectivo principal:

a) promover acções de carácter humanitário, de ajuda a Radioamadores que dela necessitem e de colaboração na prevenção e combate a sinistros;

b) promover a aproximação entre Radioamadores dos diversos quadrantes.

(Artº Quarto dos Estatutos)


.

.

Falar no Rádio, PRÁTICA e ÉTICA

"Quem, entre nós, obteve a carta de condução apenas fazendo o código? Nenhum de nós.
Em Portugal, e em relação aos radioamadores, também só se fazem exames teóricos não havendo nenhuma forma de ensino de como fazer um QSO. Ao passar no exame, o radioamador é, simplesmente, “lançado às feras” nas bandas de amador e o resultado é ... (o que se sabe!)
...
Como novo radioamador, decerto pretende começar a transmitir o mais cedo possível. Mas tenha calma, não tenha pressa. Mantenha-se afastado do microfone, chave de morse ou teclado. Primeiro, aprenda bem todas as funções do seu emissor/receptor. A transmissão exige atenção especial pois é aqui que começam muitos dos nossos erros.
Inicialmente aprenda a escutar. Quem o bem faz de início, terá muito maior sucesso com bons e agradáveis contactos.
...
Utilize o seu indicativo de forma correcta ... Tenha orgulho do seu indicativo. Ele é único no mundo. Só se o usar correctamente as suas transmissões são legais. ... Já ouviu alguém dizer 4ZZZZ em VHF ? Tanto quanto é do meu conhecimento, este é um indicativo de Israel e não da Graciosa. CU4ZZZZ é que é o indicativo correcto. Cada indicativo contém um prefixo e um sufixo. ... já ouviu alguém reportar o roubo de um carro apenas divulgando algumas letras da matrícula ?
...
E lembre-se que ninguém é infalível e não comete erros. Quer apostar que ainda pode apanhar o autor deste trabalho a cometer o seu erro? Nesse caso, sorria, e tente fazer melhor do que ele em vez de “começar a atirar pedras”.

Estas palavras são parte de um texto de ON4WW!


O Colega que é novo nestas andanças, imprima este trabalho do Mark-ON4WW e traduzido por João-CU3AA. Leia e releia de vez em quando.
O Colega que é mais antigo nestas andanças, lembre-se que a antiguidade não o dispensa de cumprir as regras e faz de si um exemplo para os mais novos.
Não se queixe do mau uso das frequências se o exemplo não partir de si!

Descarregue o PRÁCTICA E ÉTICA OPERACIONAL EM DX e ... vamos fazer das frequências sítios onde dá gosto estar!

Sem comentários: