.

.

Consulta Pública do QNAF, edição 2009/2010

A ANACOM decidiu lançar uma consulta sobre o projecto de revisão do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências (QNAF), edição 2009/2010.
Esta nova versão do QNAF envolve a actualização da tabela de atribuições, de forma a incluir novas decisões ECC (Comité das Comunicações Electrónicas) e CE (Comissão Europeia), da informação sobre as utilizações de faixas de frequências com referência a 15 de Julho 2009, bem como da informação relativa ao espectro disponível para os vários serviços de radiocomunicações e da que consta do anexo sobre equipamentos que utilizam tecnologia de banda ultralarga (UWB). São ainda alterados os anexos dos equipamentos isentos de licença e do serviço de amador e amador por satélite.

Poderá consultar a notícia integral em
Consulta pública.
O documento poderá ser consultado em
QNAF 2009/2010.

O prazo para recepção de comentários termina a 28 de Janeiro de 2010, devendo os mesmos ser enviados, preferencialmente por correio electrónico, para o endereço
consulta.qnaf@anacom.pt .

FELIZ 2010!

YAESU FTdx5000

FT DX 5000
Está a caminho!!!
A Vertex Standard submeteu à FCC, em 20-Nov passado, a aprovação da NOVA MÁQUINA FTdx5000 Series.
Ver tudo em FCC (inclusivé os Manuais!)
Ainda não tem preço nem data de comercialização, mas... podem começar a juntar os Euros!

12/12/1901 - 1ª transmissão sem fios



Faz, hoje, 111 anos que Guglielmo Marconi efectuou a 1ª transmissão de mensagens sem fios desde a Cornualha, em Inglaterra para S. João na Terra Nova no Canadá.
O report não terá sido 59 mas chegou!
Nascido em 1874 em Itália, cedo demonstrou extremo interesse pela ciência e perseguiu a possibilidade de enviar mensagens a longa distância, através da rádio, sem recurso a cabos.
Aos 22 anos, em 1896, foi para Inglaterra para desenvolver o seu projecto e, nesse mesmo ano, fundou a Wireless Telegraph and Signal Company, mais tarde chamada Marconi Company/Companhia Marconi.
Nos primeiros anos do século XX, inaugurou um serviço de informação aos navios que lhes permitiria, mais tarde, manter a comunicação com terra.
Em 1912 foi assinado, entre o governo português e a sociedade Marconi, o primeiro contrato de construção da rede de TSF do País. Um segundo acordo, obtido em 1922, esteve na origem da instalação da Marconi em Portugal pela constituição de uma empresa nacional. Nasceu assim, em 1925, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi.

Quando morreu, em 1937, as rádios de todo o mundo fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao homem que promoveu um autêntica revolução no mundo ao descobrir este hobby que hoje temos.

Histórias do Radioamadorismo de outros tempos...por CT1DL

Para delícia dos mais antigos e espanto dos mais novos, aqui vai uma página da História do Radioamadorismo escrita por CT1DL.
Relembrando os amigos: CT1VC

Divirtam-se e ... obrigado Colega Gonçalves!
Fotos da XV FEIRA de RÁDIO de COIMBRA 2009
(clique para ver)


Se tiver mais fotografias e queira publicar, agradecemos o envio para trgm.pt@gmail.com.