A Tertúlia tem como objectivo principal:

a) promover acções de carácter humanitário, de ajuda a Radioamadores que dela necessitem e de colaboração na prevenção e combate a sinistros;

b) promover a aproximação entre Radioamadores dos diversos quadrantes.

(Artº Quarto dos Estatutos)


.

.

Os Radioamadores ajudam quando a alta-tecnologia falha!


Na Quinta-feira de Páscoa, vândalos cortaram um cabo de fibra óptica vital reduzindo os serviços de telefones e de Internet em San Francisco Bay, Area do Sul da Califórnia. Silenciaram os telefones fixos e móveis e serviços Internet. Afectaram 50.000 moradores, muitas empresas foram forçadas a fechar as suas portas e o sistema de emergência 115 não esteve disponível a maior parte do dia. No espaço de uma hora da falha, veículos da polícia bateram às portas dos membros da equipa de emergência local. Os radioamadores foram rápidos a activar as comunicações entre as áreas mais afectadas da falha. Os funcionários elogiaram os radioamadores, não só pela sua resposta rápida, mas também por suplantarem a alta-tecnologia falhada, provando mais uma vez: Quando tudo falha, os Radioamadores funcionam!
Os Radioamadores tornaram-se os olhos e ouvidos da polícia e dos bombeiros nas ruas. Não foram notificadas mortes ou feridos relacionadas com a falha. A empresa AT & T Telecomunicações anunciou uma recompensa de $ 250000 para obter informações que conduzam à detenção da pessoa ou pessoas responsáveis pelo crime.

Jim Leighton VK3PC

(Tradução livre de CT1BAT)

Sem comentários: